Quais desafios podem aparecer durante a execução de um projeto de inovação?

Inovar é uma necessidade para as empresas da era digital. A pós-modernidade se consolida como o período da indústria 4.0, que envolve sistemas de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Elas têm sido responsáveis por alterar as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Desse modo, investir em projetos de inovação, via Lei de Informática é, além de cumprir com as obrigações legais, estar conectado às transformações e necessidades atuais. 

Mas como planejar uma ideia inovadora e executá-la, dentro da área de PD&I da sua empresa, sem percalços pelo caminho? Para te ajudar com esta questão, preparamos este artigo com os principais desafios que podem aparecer durante a execução de um projeto de inovação e a solução para superá-los. Vamos lá?

 

A importância da gestão da inovação 

Para começar nossa conversa aqui, acreditamos que seja importante destacar que o verbo inovar requer também o verbo gerir. Uma ideia, uma solução inteligente, para ganhar vida, ser eficiente e oferecer bons resultados, requer doses significativas de planejamento, alinhamento, pessoal especializado e estratégias de acordo com o objetivo.

Assim, sob este aspecto, temos como fundamental a gestão da inovação, uma expertise que envolve conhecimentos de elementos variados, como da engenharia, da tecnologia da informação (TI), de técnicas de gestão de projetos, de risco e de tempo, conhecimento da legislação, entre outros. 

Tratam-se, portanto, de conhecimentos essenciais capazes de maximizar e explorar ao máximo os benefícios do uso de tecnologias inovadoras, mitigando todos os riscos possíveis de elegibilidade. Desse modo, a gestão da inovação pode aumentar o grau de complexidade do negócio, tanto em termos de diferenciação, quanto de redução de custos e prazos de entrega. 

Para os estudiosos Orla McHugh e Mairéad Hogan, como as empresas se tornam cada dia mais reféns de tecnologias inovadoras, o gerenciamento de projetos de inovação tem sido reconhecido como uma necessidade vital. Quando se tratam de projetos com investimento de recursos incentivados, como o da Lei de Informática, o olhar precisa estar ainda mais atento para que ele não seja desperdiçado, definindo e executando projetos sem estratégia, apenas visando o cumprimento da obrigação nos prazos da lei.

No entanto, sabemos que há, em muitos casos, falta de mão de obra qualificada e de conhecimento técnico e legal, a respeito dos projetos de inovação via Lei de Informática, nas empresas beneficiadas e ligadas à pesquisa e desenvolvimento tecnológico (P&D). Essa ausência de insumos pode comprometer o bom andamento durante a execução do projeto e causar prejuízos.

Por isso, para atender a esta demanda da gestão da inovação, a Sustentec oferece seu serviço de Assessoria. Confira a seguir os principais desafios, as soluções e as vantagens de contar com o time de assessoria da Sustentec durante a execução do projeto de inovação. 

 

  • Em que fase do projeto a Assessoria atua?

Na etapa de trâmite de assinatura dos documentos que formalizam o projeto, a Assessoria inicia as suas atividades de planejamento com o coordenador do projeto para o kickoff e início efetivo das atividades. A Assessoria ocorre durante toda a vigência do projeto.

 

  • Qual a importância da assessoria ao longo da execução do projeto?

A Assessoria tem sua importância na análise de risco durante todo o ciclo de vida do projeto e atua como consultoria especializada na lei de incentivo aplicada ao projeto,  para que este ocorra de maneira segura, fluida e dentro dos prazos.

 

  • Quais problemas e desafios podem surgir e como a assessoria pode atuar para solucioná-los?

Há diversos problemas que podem ocorrer durante a execução de qualquer projeto, sejam eles financeiros, administrativos, técnicos ou temporais. A Assessoria, por sua vez, atua na identificação e visão antecipada desses desafios, em razão da experiência prévia de acompanhamento de projetos, apontando caminhos aos responsáveis de como evitar, mitigar ou corrigir. Além disso, ela desenvolve planos personalizados de acompanhamento com o objetivo de estabelecer ou incrementar o processo de gestão do projeto. 

 

  • Como a assessoria faz a diferença no dia a dia de um projeto?

A Assessoria contribui para o sucesso de cada projeto dos nossos parceiros. Através da flexibilidade para nos adequarmos aos fluxos de cada um, realizamos checagens, reuniões, análises críticas e minuciosas que mitigam os riscos e garantem que os stakeholders estarão seguros em suas atuações, sem desperdícios de recursos.

 

  • Com a assessoria, o que as empresas e ICTS ganham de benefícios?

A partir da atuação da Assessoria, as empresas passam a ter visibilidade da execução dos projetos e, com isso, é gerado confiança, pois sabe-se que os riscos estão sendo mitigados e a solução será entregue conforme a expectativa do cliente. Para as ICTs, a Assessoria é uma segurança de que toda atuação está sendo executada em conformidade às leis e normas que regem os projetos incentivados.

 

Portanto, se você busca segurança, análise de riscos e um acompanhamento flexível e personalizado ao longo de toda execução de seu projeto de inovação, via LI, conte com a expertise da Assessoria da Sustentec. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços na construção de um ecossistema nacional de desenvolvimento tecnológico. 

Até o próximo!

 

Tags: No tags

Comments are closed.

Shopping Basket