Por que investir em inovação dentro da minha empresa se tudo já funciona muito bem há anos? Esta é uma pergunta que pode rondar a cabeça de muita gente. O mundo está mudando. A era pós-moderna e os desafios de um tempo digital trazem novas exigências e as demandas das organizações também têm se transformado. Questões ESG estão cada vez mais em pauta, nossa percepção do tempo está diferente e as formas de comunicação estão permitindo ampliar o número de conexões corporativas ao redor do mundo. A Inteligência Artificial e tecnologias IoT estão transformando o processo produtivo e impulsionando a Indústria 4.0, permitindo um aumento de produtividade nunca antes visto no setor de TIC. Sendo assim, diante desse boom tecnológico, será mesmo que em time que está ganhando não se mexe? Preparamos este artigo para te dar 10 motivos para investir em inovação na sua empresa. Vamos lá?
Brasil no topo da América Latina
Antes de falarmos sobre os 10 motivos para se investir em inovação dentro da sua organização, é importante ressaltar que o Brasil chegou à liderança da América Latina no Global Innovation Index 2023 (GII), uma lista elaborada pela World Intellectual Property Organization (WIPO), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).
Assim, no ranking global, o país ocupa o 49º lugar entre 132 economias mapeadas. O relatório considera cerca de 80 indicadores para elencar os países de acordo com suas capacidades de inovação. Em 2023, pela 13º vez, a Suíça liderou o ranking, seguida por Suécia, Estados Unidos, Reino Unido e Singapura.
Ao longo dos anos, o Brasil vem melhorando a sua posição no ranking: em 2020, o país estava na 62ª colocação, subindo para 57ª em 2021 e 54ª em 2022. Na edição de 2023, o Brasil desbancou o Chile, que sustentava o título de país mais inovador da América Latina até o ano passado e, este ano, acabou caindo para a segunda posição, seguido pelo México, em terceiro.
Ainda de acordo com o relatório, as áreas de maior expressão da inovação brasileira são sofisticação dos negócios (39ª posição) e ideias criativas (46ª posição). Por outro lado, as áreas mais fracas são conhecimento e ideias tecnológicas (52º lugar), capital humano e pesquisa (56º) e infraestrutura (58º).
Sabemos dos triunfos e dos desafios de se investir em inovação no Brasil e estamos aqui para superá-los juntos! Então, acompanhe a seguir os principais motivos para alavancar a área de PD&I na sua empresa e investir em soluções tecnológicas.
10 motivos para investir em inovação
A inovação é uma ação que beneficia empresas dos mais variados portes e segmentos. Além disso, seja em tempos de alta ou em tempos de baixa, a inovação é uma aliada das empresas, pois abre caminhos inteligentes, estratégicos e de impacto.
Desse modo, com o investimento em inovação, a empresa pode crescer mais, manter-se alinhadas às novas tecnologias e tendências do mundo atual, reduzir custos, aumentar a produtividade, otimizar processos e melhorar a relação com clientes.
Um estudo do Ipea, publicado em 2004 pelos pesquisadores João Alberto De Negri e Fernando Freitas, aponta que as empresas inovadoras têm 16% mais chances de se tornarem exportadoras.
Outro dado sobre inovação e negócios vem de uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada pelo Instituto FSB Pesquisa. O estudo mostrou que oito em cada dez indústrias grandes e médias brasileiras inovaram em 2020 e 2021 e viram crescer sua produtividade, sua competitividade e seus resultados financeiros.
De acordo com os números divulgados, do total de empresas industriais de médio e grande porte, 88% promoveram alguma inovação durante a pandemia de Covid-19, como forma de buscar soluções para a crise imposta pelo contexto sanitário.
Dentre o total de empresas ouvidas, 80% registraram ganhos de produtividade, competitividade e lucratividade decorrentes de inovações.
Veja abaixo o top 10 dos motivos para se investir em inovação:
- Une e engaja colaboradores
- Atrai não apenas clientes, mas investidores e fornecedores
- Ajuda a melhorar o posicionamento da marca no mercado
- Destaca a capacidade de se diferenciar da concorrência
- Orienta investimentos e permite direcionar o foco para novos desenvolvimentos e pesquisas estratégicas
- Abre possibilidade de exploração de novos mercados
- Amplia as oportunidades e parcerias que geram valor
- Ajuda na adaptação e na superação dos novos desafios do mercado
- Melhora a performance na resolução de problemas
- Torna a organização mais ágil, diminuindo o tempo de resposta para situações inesperadas.
Estes são os 10 principais motivos para investir em inovação que entendemos como essenciais.
No entanto, diante dos muitos benefícios que destacamos, a inovação fará a diferença, de fato, à medida em que houver também uma mudança de mentalidade dentro das organizações.
Por fim, vale lembrar que investir em inovação é também investir na competitividade do país. Desse modo, com empresas mais inovadoras, o Brasil pode caminhar e se aproximar cada vez mais da fronteira tecnológica e dos países líderes do mercado global, aumentando assim a geração interna de riqueza.
Para isso, empresas com sede no Brasil e com manufatura de bens de informática elegíveis para ser beneficiária da Lei de Informática (Nacional ou da Amazônia) podem contar com a Sustentec e sua expertise em investimentos estratégicos em inovação por meio da Lei de Informática, com ou sem incremento de recursos EMBRAPII
Quer saber mais e colher os frutos da inovação na sua organização? Então, entre em contato com nosso time!
Fontes:
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/inovacao/